segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

A sua pele merece cuidados?


O verão chegou, o ano novo também. A nossa cútis precisa de cuidados especiais durante o ano inteiro, mas é nessa época de verão que ela exige mais atenção.
O ideal nessa época, em que vamos com mais frequência na praia ou piscina, é utilizar um bloqueador com fator de proteção solar maior que o usado no dia a dia, já que a transpiração e a água retiram o produto. O protetor deve ser aplicado a cada duas horas para proteger a pele da exposição ao sol.

Segundo especialistas, o filtro solar do cotidiano deve ser evitado na praia, porque sua proteção é menor que a habitual, também deve-se evitar filtros solares mais potentes no dia-a-dia, porque são muito oleosos e seu uso contínuo pode estimular a oleosidade da pele, o que pode causar acne.
Mas de acordo com o coordenador da campanha de Prevenção ao Câncer de Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Marcus Maia, “desde que aplicado corretamente, pode utilizar o mesmo protetor, pois a eficácia é absoluta”.

O filtro solar possui dois componentes em sua fórmula, protegendo a pele dos raios ultravioleta A e B. O FPS filtra os raios UVB, que penetram na camada superficial da pele provocando ardência e vermelhidão. Já o Persistent Pigment Darkening ( PPD ) filtra os raios UVA, que penetram nas camadas mais profundas da pele, causando escurecimento, manchas, e o envelhecimento. Se a cútis for exposta ao sol em excesso, está sujeita ao câncer de pele.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa ) recomenda que os fabricantes de protetores e filtros solares especifiquem em seus rótulos os níveis de proteção contra os raios UVA e UVB.
Um protetor de FPS 30 deve ter o PPD 10, proteção de 3x1.

A pele da brasileira costuma ser muito oleosa, por isso, é necessário escolher o tipo de protetor adequado a sua pele.

De acordo com uma pesquisa, 56% das mulheres brasileiras possuem pele mista a oleosa, e para encontrar o produto adequado, é necessário passar por uma consulta com um dermatologista.
Atualmente, existe um exame chamado “sebumetria”, onde um sensor é colocado na superfície da pele para captar a quantidade de sebo presente, e identificar se a pele é normal, seca, mista ou oleosa.

Para peles oleosas os protetores indicados são os oil-free, gel, ou gel-creme, com FPS30, com um toque seco, sem brilho, que controla a oleosidade da pele e fica uniforme no rosto. Nesses casos são indicados produtos em spray, que são absorvidos mais facilmente.

Os produtos que estão atualmente no mercado além de combaterem a oleosidade da pele, possuem antioxidantes, que combate os radicais livres, e ajudam a prevenir o envelhecimento.
Já para a pele seca são indicados os protetores creme, com FPS30, que ao invés de deixar a pele oleosa, deixa hidratada.

Para quem usa maquiagem no dia a dia, alguns cuidados são essenciais: primeiramente o rosto deve ser lavado com um sabonete específico, depois o protetor solar deve ser aplicado e em seguida a maquiagem.
Atualmente existem bases com protetores solares, que ajudam a mulher a se prevenir, acelerando o processo de cuidados com a pele.

Agora que você aprendeu estas dicas de beleza, escolha o protetor adequado a sua pele, e aproveite bem o verão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores